SEO no jornalismo e sua importância para o processo de comunicação
SEO no jornalismo e sua importância para o processo de comunicação

SEO no jornalismo e sua importância

A aplicação de técnicas de SEO no jornalismo é um movimento irreversível no caminho da incorporação das técnicas digitais ao trabalho jornalístico.

Chega a ser difícil entender como o processo de otimização de sites para ferramentas de busca ainda não faz parte da grade de universidades de jornalismo e comunicação aqui no Brasil, já que lá fora muitas delas já incorporaram essa matéria.

No momento atual da comunicação online, a incorporação do SEO no jornalismo é fundamental, sob o risco de o conteúdo produzido não conseguir ser encontrado, ou cair no esquecimento poucos dias depois de ser veiculado.

Se na imprensa convencional o dito “a notícia de hoje embala o peixe de amanhã” era voz corrente, no jornalismo online ela se perpetua quando conquista posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google por exemplo.

O que é SEO no jornalismo

O que chamamos de SEO – Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas aplicadas à estrutura de um site, seu conteúdo e relacionamento com outros sites, que possibilitam que estes sites e suas páginas ocupem posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

No caso do SEO no jornalismo, temos a aplicação destas técnicas ao conteúdo desenvolvido, para que ele conquiste posições de destaque nos buscadores, preferencialmente na primeira página, e mais ainda, entre as três primeiras posições orgânicas da relação de links.

A aplicação das técnicas de SEO no jornalismo, não interferem de maneira alguma com o conteúdo produzido, como alguns profissionais, ainda desinformados, as vezes alegam. A aplicação destas técnicas só agrega valor ao conteúdo jornalístico.

Qual é o seu impacto sobre o trabalho

O resultado imediato da aplicação das técnicas de SEO no jornalismo é uma exposição bem maior do conteúdo produzido, nas páginas de respostas dos buscadores, aumentando seu potencial de comunicação em função de um alcance maior de leitores.

Do ponto de vista do site que publica este conteúdo, os benefícios também são incontestáveis. Um texto bem colocado nas páginas de respostas dos buscadores gera mais tráfego para o site e ainda por cima aumenta sua relevância junto aos buscadores.

O resultado disso é que sendo considerado um site relevante, fica cada vez mais fácil colocar outras páginas em posições de destaque, pois quanto mais posições destaque um site consegue, maior a Autoridade do Domínio.

Críticas ao uso do SEO na produção jornalística

Por desconhecimento do que venha a ser realmente SEO e de que forma ele pode ser aplicado ao trabalho jornalístico, alguns profissionais ainda são muito resistentes a adoção desta técnica, alegando que ela afetaria a qualidade do trabalho de imprensa online em detrimento de se conseguir boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Esse argumento é totalmente infundado, pois é perfeitamente possível aplicar as técnicas de SEO no jornalismo sem que haja qualquer interferência no que diz respeito à qualidade do material produzido.

Na verdade, a incorporação destas técnicas caminha justamente no sentido da excelência do trabalho jornalístico. Uma das funções do jornalista é comunicar, e por isso, se ele produz um conteúdo que, em função das técnicas de SEO aplicadas em sua elaboração, consegue uma maior exposição nas páginas de respostas dos buscadores, sua capacidade de comunicação é ainda maior.

Como isso afeta a carreira do jornalista

Do ponto de vista profissional, o domínio das técnicas de SEO por parte do jornalista, é um diferencial profissional decisivo nos dias de hoje. Em um momento em que grande parte dos órgãos de imprensa se volta para o jornalismo digital, estar capacitado é fundamental.

Durante a recente onda de demissões ocorrida nas grades redações no Brasil, notou-se que os profissionais que estavam mais capacitados para atuarem no ambiente online, já que o reposicionamento dos grandes veículos tem como direção, justamente o jornalismo online.

Além desta vantagem competitiva no mercado de trabalho, o jornalista que domina as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca ainda pode gerar uma boa renda trabalhando por conta própria, seja com trabalho freelancer ou ganhando dinheiro com o Google AdSense em um blog próprio.

Mantenha-se atualizado sobre as técnicas de SEO no jornalismo e outros assuntos relativos ao marketing de busca, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

5.00 avg. rating (99% score) - 4 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. É curioso como a questão do SEO no jornalismo ainda é tão pouco discutida aqui no Brasil. Mesmo com uma imprensa online forte, muito pouco se fala, ao passo que lá fora a discussão sobre técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca no trabalho jornalístico é bem acalorada.

DEIXE UMA RESPOSTA