Relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa. Como alinhar os objetivos destes dois participantes do cenário da comunicação, de forma a promover parcerias que beneficiem os dois lados, do ponto de vista profissional e empresarial.
Relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa. Como alinhar os objetivos destes dois participantes do cenário da comunicação, de forma a promover parcerias que beneficiem os dois lados, do ponto de vista profissional e empresarial.

Relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa – Como alinhar seus objetivos

Saber conduzir o relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa é fundamental para que profissionais de comunicação consigam emplacar publicações nestes veículos.

A parceria entre blogs e assessoria de imprensa é de extrema importância para se conseguir uma boa exposição para o press release online e por isso, quanto mais o profissional de assessoria entende o posicionamento dos blogueiros, maiores são as suas chances de desenvolver este trabalho.

O fato é que a maioria dos blogueiros profissionais não precisam de conteúdo. Eles próprios o produzem, ou tem gente para fazer isso. Portanto, aquela “sugestão de pauta” que você manda para ele, só será publicada se for de muito interesse para o blog ou portal de conteúdo.

É preciso entender que a sugestão de pauta hoje em dia é muito relativa, pois os blogueiros profissionais trabalham com ferramentas que passam o dia inteiro oferecendo sugestões de pauta, como Google News, Google Trens, PR Newswire e ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

Além disso, ao contrário do que muita gente em assessoria de imprensa imagina, um blogueiro profissional ou gestor de conteúdo de um site especializado, é um profissional extremamente atarefado e certamente não dispõem de muito tempo para ficar tratando o conteúdo que lhe é enviado.

Achar que ele vai pegar aquela “notinha” com 150 palavras que você enviou e desenvolver todo um trabalho de elaboração de conteúdo, função que na verdade cabe à assessoria de imprensa, para depois publicar no site ou blog, é ilusão pura. Eles precisam de conteúdo bom e preferencialmente pronto.

Para poder estruturar um bom relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa é preciso entender as questões técnicas e econômicas envolvidas, caso contrário, essa parceria se torna inviável.

A relação comercial entre os blogs e a assessoria de imprensa

Na blogosfera profissional, o papel de cada elemento é muito nítido. O blog é mídia e a assessoria de imprensa é desenvolvimento de conteúdo. O blog especializado tem a capacidade de expor o conteúdo publicado a um público extremamente segmentado, o que vale ouro nos dias de hoje.

O papel da assessoria de imprensa, nesta verdadeira parceria, é preparar um conteúdo que justifique sua publicação, como forma de “remunerar” o blog pela exposição oferecida pela publicação gratuita, salvo os publieditoriais.

Não adianta ficar discutindo questões filosóficas sobre jornalismo, informação e assessoria de imprensa, pois a questão é simplesmente empresarial. Se a assessoria de imprensa busca exposição gratuita, o mínimo a oferecer em troca é um conteúdo de boa qualidade e preferencialmente inédito.

Publicação de press releases e a questão do SEO

Para colocar um elemento a mais nessa relação, em decorrência das diretrizes de SEO do Google, os blogueiros trabalham preferencialmente com conteúdo inédito, pois isso traz relevância para seus blogs junto aos buscadores.

Se o release que você enviou já foi publicado em dezenas de sites concorrentes, ou até mesmo publicado no site da assessoria de imprensa primeiro, ele prefere não publicar o conteúdo a ter sua relevância prejudicado junto ao Google pela publicação de conteúdo duplicado.

Não que a publicação de um ou outro texto, que já tenha sido publicado anteriormente em outro site, possa acabar com a reputação de um site junto ao Google. Existem técnicas, como a aplicação da Tag Canonical e a devida referência através de links, que possibilitam fazer esta publicação sem prejuízo à Reputação ou Autoridade do site junto ao Google.

O problema é que os blogs especializados recebem dezenas de releases diariamente, e por isso, precisam ser muito seletivos, o que os coloca em uma situação em que os releases mais bem elaborados e inéditos, levam uma grande vantagem.

Talvez você esteja pensando que é impossível escrever um release exclusivo para cada blog, o que eu concordo plenamente, mas é possível produzir pelo menos três ou quatro versões diferentes, e selecionar os blogs para quem você vai enviá-las, em função da sua relevância e exposição.

A posição técnicas dos blogs

O relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa deve levar em conta também os aspectos técnicos envolvidos. É preciso entender que, da mesma forma que uma agência de assessoria de imprensa é um negócio, os blogs profissionais também são. Por isso, é necessário desenvolver uma parceria verdadeira, onde os dois lados saiam ganhando.

A questão do SEO é fundamental para qualquer blogueiro, principalmente para aqueles que monetizam seus sites através do programa Google AdSense. Neste modelo de negócio, o tráfego orgânico, aquele que tem como origem as páginas de respostas dos buscadores, é de fundamental importância para o faturamento do blog.

Por este motivo, para que as agências de assessorias de imprensa consigam desenvolver um bom relacionamento com os gestores de blogs especializados, é necessário entender esse aspecto do negócio e alinhar seus interesses com o dos blogs especializados.

Mantenha-se atualizado sobre a questão do relacionamento entre blogueiros e assessoria de imprensa e outros assuntos relacionados à assessoria de imprensa online e blogging, assinando nosso Boletim Informativo.

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1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o post. Algumas assessorias de imprensa acham que os blogueiros são pedintes de conteúdo e por isso aceitam qualquer lixo que lhes é mandado. Blogueiro que se preza seleciona o conteúdo, inclusive, por uma questão de respeito com seus leitores.

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