O que é Webwriting

O que é Webwriting e sua importância no desenvolvimento de conteúdo online

Se você ainda não sabe o que é Webwriting, não se preocupe, pois esse é um termo que realmente ainda provoca muitas dúvidas, principalmente por ser extremamente técnico e ainda restrito a um grupo de profissionais.

A dinâmica da Internet cria demandas de uma forma muito rápida e entre estas demandas estava a do desenvolvimento de conteúdos que se adaptassem a este novo formato de mídia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting.

Talvez, parte da confusão sobre o que é Webwriting venha do fato de que a tradução literal do termo remeta a escrita, o elemento texto do conteúdo publicado na Internet. O problema é que na verdade, as técnicas e ferramentas envolvidas vão muito além do texto.

Como já discutimos em outros artigos aqui no site, a criação de conteúdo para o ambiente o ambiente online, envolve além do texto, outros elementos que compõem o conjunto da informação digital.

Entre estes elementos, podemos destacar a disposição do conteúdo, formato da página, elementos de imagem e questões relativas à facilidade de ser encontrado pelas ferramentas de busca, como no caso do SEO.

Webwriting é justamente isso, a união de todos estes aspectos da produção online em um conjunto de procedimentos que visam conseguir o máximo em termos do que é publicado em sites de conteúdo, portais de notícias, blogs e lojas virtuais.

O que é Webwriting, qual sua definição e a aplicação destas técnicas no trabalho jornalístico
O que é Webwriting, qual sua definição e a aplicação destas técnicas no trabalho jornalístico

Definição do que é Webwriting

Agora que você já tem uma ideia inicial de o que é Webwriting vamos mergulhar um pouco mais a fundo nesta questão e estabelecer sua definição e princípios.

A definição de Webwriting vem mudando nos últimos tempos, acompanhando a evolução da comunicação online. O consenso, entre todas as definições existentes na Internet seria:

“Webwriting é um conjunto de técnicas aplicadas ao texto e demais elementos digitais, que têm como objetivo a produção de conteúdo online de qualidade, objetivo, organizado e de fácil acesso.”

Se você analisar bem, a definição de Webwriting apresentada aqui, é uma versão adaptada ao mundo digital, do que seriam as melhores práticas de redação e escrita. A única diferença é que foram incorporados elementos e exigências para que estas práticas se adaptassem ao ambiente digital.

Os princípios do Webwriting

Baseado na definição sobre o que é Webwriting, podemos definir claramente os quatro princípios deste conjunto de técnicas:

  • O princípio da Acessibilidade
  • O princípio da Objetividade
  • O princípio da Navegabilidade
  • O princípio da Encontrabilidade

O princípio da Acessibilidade no Webwriting

O princípio da Acessibilidade passa muito mais pela diagramação do que pelo conteúdo do texto em si. Nesse item, cuidamos da forma como o nosso conteúdo pode ser facilmente acessado pelos visitantes de um site.

O Webwriting não diz respeito exclusivamente a redatores, mas também a designers e especialistas em usabilidade. Sabemos que um site poluído é desanimador para quem o visita, por isso devemos tornar a informação facilmente acessível.

O princípio da Objetividade no Webwriting

O princípio da Objetividade diz respeito a entrega rápida e objetiva da informação através de textos claros e objetivos que de certa forma saciam a curiosidade do internauta já em suas primeiras frases.

Para entendermos o que é Webwriting precisamos analisar o ambiente atual da comunicação. As pessoas são bombardeadas por informações e na pressa, exigem que ela seja disponibilizada de forma muito rápida.

O princípio da Navegabilidade no Webwriting

O princípio da Navegabilidade se confunde de certa forma com a arquitetura da informação de um site. O conteúdo precisa ser organizado de forma a seduzir o visitante do site a consumi-lo em maior profundidade e por isso, é preciso estar atento também a esse critério.

A questão da navegabilidade não se refere apenas à estrutura do site, com suas seções e categorias de assuntos, mas também a forma que você distribui a informação durante o desenrolar do texto e como essa informação se conecta a outras através de links distribuídos pelo conteúdo.

O princípio da Encontrabilidade no Webwriting

O princípio da Encontrabilidade é o mais novo integrante da turma e foi agregado a este conjunto em função da crescente importância que o marketing de busca vem ganhando no cenário da comunicação online.

O velho ditado “quem não é visto não é lembrado” se faz presente nos dias de hoje no mundo online. Se as pessoas não conseguem localizar o seu conteúdo nas ferramentas de busca, dificilmente ele conseguirá ter o alcance desejado, e em pouco tempo cairá no esquecimento.

Por isso, podemos incluir neste item, as técnicas de SEO aplicadas ao desenvolvimento do conteúdo jornalístico e editorial, como elemento fundamental das boas práticas do Webwriting.

Agora que você já sabe o que é Webwriting e conhece seus princípios e aplicações, o que acha de incorporar esse conjunto de técnicas ao seu trabalho para melhorar a qualidade e sua exposição nos meios digitais? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 4 votes

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Flávia

      Bom saber que estamos ajudando na construção do seu blog. Não se esqueça de ao mesmo tempo que produz conteúdo de qualidade, cuidar também da questão do SEO.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

DEIXE UMA RESPOSTA