Saiba neste artigo o que é marketing de busca, sua importância para o marketing digital e qual o seu impacto sobre o trabalho jornalístico. Veja como as técnicas de Search Engine Marketing podem ajudar na disseminação do conteúdo produzido por jornalistas na Internet.
Saiba neste artigo o que é marketing de busca, sua importância para o marketing digital e qual o seu impacto sobre o trabalho jornalístico. Veja como as técnicas de Search Engine Marketing podem ajudar na disseminação do conteúdo produzido por jornalistas na Internet.

O que é Marketing de Busca e sua importância para o jornalismo

Se você é jornalista e ainda não sabe o que é marketing de busca pode estar desperdiçando um grande potencial de comunicação nos artigos e reportagens que produz.

No jornalismo moderno, o mercado, além de exigir um conteúdo de primeira qualidade, exige também facilidade de localização. É aí que entra a questão do marketing de busca no jornalismo.

No marketing digital de hoje, que obviamente inclui o trabalho jornalístico e de comunicação, desconhecer o que é marketing de busca e qual a sua importância, significa perder ótimas oportunidades de exposição do seu trabalho nas páginas de respostas dos grandes sites de busca, como o Google, por exemplo.

Se você chegou até esta página a partir de uma pesquisa realizada no Google, isso se deve à aplicação de técnicas de marketing de busca, mais exatamente de SEO, que fizeram com que este artigo ocupasse uma posição de destaque na página de respostas deste buscador.

Tecnicamente o que é marketing de busca?

O marketing de busca, é uma das mais importantes dimensões do marketing digital moderno. Conhecido também pela sigla SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing online que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em sites de busca como Google, Yahoo e Bing.

Para os profissionais mais experientes, pode até parecer impossível que nos dias de hoje, e principalmente, trabalhando no mundo online, alguém não saiba o que é marketing de busca, mas a verdade é que muitos profissionais não fazem a mínima ideia do que venha a ser isso e do impacto sobre sobre o seu trabalho e negócios.

Tecnicamente podemos dizer que Marketing de Busca é um conjunto de técnicas e ferramentas aplicadas a um site e cada um de seus elementos, que visam conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos buscadores.

Como as páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo, se dividem em dois tipos de resultados, os resultados pagos e os resultados orgânicos, temos então dois segmentos no marketing de busca:

  • SEO – Search Engine Optimization: É o segmento do marketing de busca que trabalha com os resultados gerados pela busca orgânica, ou seja, resultados naturais, exibidos em função da avaliação de relevância do algoritmo do buscador
  • Busca Paga: É o segmento do marketing de busca especializado em resultados pagos nas páginas de respostas dos grandes buscadores em uma modalidade conhecida como links patrocinados, como no caso do Google AdWords.

Embora em ambos os casos os resultados deste trabalho, seja exibido no mesmo ambiente, as páginas de respostas dos buscadores, as técnicas aplicadas e o retorno dessas ações de marketing são totalmente diferentes.

No caso específico do jornalismo, o marketing de busca se faz mais presente no âmbito do SEO, pois o objetivo principal neste caso é fazer com que as matérias produzidas consigam destaque nas páginas de respostas dos buscadores, na área de resultados orgânicos, ou seja, sem qualquer pagamento pela exposição.

Integração de estratégias de marketing de busca

Um erro muito comum na gestão de estratégias de marketing é tratar as duas dimensões do Search Marketing de forma isolada, como se fossem coisas distintas. Em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de frisar que embora as duas áreas usem métodos e técnicas diferentes, na verdade, são ações complementares.

O segredo do negócio não é apenas saber o que é marketing de busca, mas como integrá-lo de forma que o gestor consiga extrair o máximo de cada uma das suas dimensões, otimizando tempo, recursos e resultados.

Como as duas áreas trabalham com o mesmo insumo básico, ou seja, a escolha de palavras-chave mais adequadas para ser encontrado nas pesquisas feitas na Internet, as duas áreas acabam se complementando e os resultados de uma, são de extrema valia para outra.

O impacto do marketing de busca

Agora que você já sabe o que é marketing de busca, vamos ver qual o seu impacto sobre as atividades online, como portais de notícias, sites de conteúdo, blogs, sites institucionais e lojas virtuais.

Não existe uma única área dos negócios online onde o marketing de busca não possa trazer benefícios, afinal de contas ele o responsável por atrair o tráfego de maior potencial de conversão para um site.

Seja no consumo de conteúdo, como é o caso do marketing de busca no jornalismo, ou na compra de produtos e serviços, como no e-commerce, o marketing de busca é, segundo diversas pesquisas, o segmento do marketing online que apresenta os melhores resultados.

No segmento de comunicação, o marketing de busca através das técnicas de SEO aplicadas ao conteúdo jornalístico, é o responsável por conseguir exposição para as matérias publicadas e com isso gerar acessos e page views para o site, portal ou blog que as publica.

Dentro das diversas técnicas que envolvem o webwriting, como boa estrutura do texto e distribuição de elementos de comunicação, o SEO entra como um fator a mais, contribuindo para a disseminação do resultado final na Internet.

   Leia o artigo SEO no Jornalismo

Agora que você já sabe o que é marketing de busca e qual o seu impacto, mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relacionados a ela, assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA