Newsletter e sua importância no jornalismo online
Se você que as newsletters não funcionavam mais, veja a importância que este canal vem conquistando no jornalismo online

Newsletters e o jornalismo online

Para quem achava que a newsletter tinha morrido, uma pesquisa recente mostrou que muito pelo contrário, além de não ter sumido do mapa dos canais de marketing, ele está voltando cada dia mais forte.

Em um estudo realizado pela jornalista sueca Charlotte Fagerlund mostra que em menos de um ano, duplicou o número de jornalistas especializados que passaram a produzir newsletters via correio eletrônico.

A ressurreição das newsletters eletrônicas está sendo motivado pela crescente pratica da curadoria de noticias por profissionais do jornalismo.

O estudo foi patrocinado pela London School of Economics (LSE) , pela Journalist Fonden (sueca) e pelo grupo de pesquisa Polis sobre mídia e comunicação da LSE.

Por que a volta da newsletter online?

Entre as diversas razões encontradas pela pesquisa, para a volta das newsletters via correio eletrônico são as seguintes:

  • A maioria dos internautas usam mais o correio eletrônico do que as redes sociais. Nos Estados Unidos, 88% dos usuários da Web acessam o seu e-mail pelo menos uma vez por semana, contra 75% dos que acessam as redes sociais no mesmo período. Na Suécia, as proporções são de 94% e 70% respectivamente. Já nos Estados Unidos, 25% dos americanos acessam notícias via e-mail
  • Jornalistas e pesquisadores especializados que praticam a curadoria de conteúdo não confiam no algoritmo do Facebook, o EdgeRank, e preferem ter contato direto com seus clientes

A pesquisa mostrou que o correio eletrônico continua sendo uma das três ferramentas mais usadas na internet, junto com o marketing de busca e as mídias sociais.

Uma das grandes vantagens desse canal é ser independente, pois o alcance das publicações não depende de algoritmos, como o do Facebook, para determinar quem terá acesso ou não ao conteúdo publicado.

O acesso ao resumo desta pesquisa você pode fazer clicando aqui. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos referentes ao jornalismo na Internet, assinando nosso Boletim Informativo.

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA