O jornalismo na Internet vem evoluindo nos últimos anos, vencendo barreiras e enfrentando novos desafios. Entenda esse processo de evolução e de que forma os novos hábitos e tecnologias estão modificando o jornalismo online.
O jornalismo na Internet vem evoluindo nos últimos anos, vencendo barreiras e enfrentando novos desafios. Entenda esse processo de evolução e de que forma os novos hábitos e tecnologias estão modificando o jornalismo online.

Jornalismo na Internet – Evolução e desafios

O jornalismo na Internet vem evoluindo nos últimos anos, vencendo barreiras e enfrentando novos desafios. Entenda esse processo de evolução e de que forma os novos hábitos e tecnologias estão modificando o jornalismo online.

Com o surgimento da Internet e suas tecnologias agregadas, o jornalismo teve que se adaptar às novas condições e até mesmo, se reinventar, para enfrentar o que certamente podemos chamar de uma nova era, tanto para profissionais quanto para as empresas.

Os princípios básicos do jornalismo não mudaram, mas a maneira de conduzir o trabalho vem mudando bastante. São novas ferramentas de pesquisa das informações, uma narrativa diferenciada e até mesmo um timming diferente, afinal, em alguns casos, estamos falando em jornalismo em tempo real.

A evolução do jornalismo na Internet brasileira

No início da web no Brasil, lá pelos idos de 1995, tivemos o lançamento do primeiro jornal online, o JB Online, que era na verdade uma mera transcrição do conteúdo do Jornal do Brasil, para o ambiente online.

No ano seguinte, o Grupo Folha, amparado pela estrutura que já possuía, resolveu também entrar no segmento do jornalismo online e lançou o site UOL, que foi o primeiro jornal online em tempo real, muito próximo do modelo que temos hoje.

O outro grande marco do jornalismo digital brasileiro foi o lançamento do portal IG em 2000, que marcou sua época por ser o primeiro jornal online produzido exclusivamente para Internet com aplicação de técnicas próprias para a mídia online.

Essa foi uma época em que a força do jornalismo online ainda não era muito perceptível, já que o número de pessoas que acessavam a Internet no Brasil ainda era muito reduzido em função dos custos e até mesmo da tecnologia.

A evolução do jornalismo na Internet

A história do jornalismo online no Brasil é um reflexo da própria evolução do jornalismo na Internet no mundo inteiro. Podemos dividir este processo de evolução em três etapas:

  • Etapa de Reprodução
  • Etapa de Adequação
  • Etapa de Consolidação

Durante a Etapa de Reprodução o que tínhamos era uma transposição pura e simples do conteúdo que era publicado na mídia convencional, para o ambiente digital. Questões técnicas específicas do ambiente online eram ignoradas e o verdadeiro jornalismo online, como o que conhecemos nos dias de hoje, não existia.

Na Etapa de Adequação, elementos próprios da Internet, como hipertexto e interatividade, começaram a ser incorporados ao conteúdo publicado. Nesta etapa também vimos o início do desenvolvimento de um estilo jornalístico próprio para o mundo online, como a aplicação de técnicas de Webwriting e narrativa diferenciada para o público online.

A Etapa da Consolidação é a que estamos vivendo agora, onde o web jornalismo já figura como especialização e técnicas como SEO no jornalismo, já fazem parte do dia a dia das redações online. O uso das novas tecnologia e meios de leitura, ditam estruturas de conteúdo, narrativa e outros aspectos do jornalismo.

A consolidação do jornalismo online

Com o barateamento dos custos de acesso e dos próprios computadores em si, um momento de consolidação do jornalismo na Internet teve início. Ficou cada vez mais fácil ter acesso rápido e barato à informação e a web se firmou definitivamente como veículo de informação.

Jornalismo online - Evolução e desafios do jornalismo na Internet

A etapa final do processo de consolidação do web jornalismo veio com o surgimento e popularização dos dispositivos móveis como tablets e principalmente os smartphones. Com eles a informação passou a ser portátil e de acesso imediato em qualquer lugar.

Essa mobilidade trouxe novos hábitos e comportamentos que rapidamente se incorporaram ao dia a dia das pessoas. O público passou a ser mais exigente e havido por informações. O jornalismo na Internet se viu obrigado a adquirir ainda mais agilidade.

Novas mídias e novos recursos

Uma das grandes mudança trazidas pela Internet para o jornalismo foi a Interatividade. No novo formato, os leitores passaram a ter muito mais voz, interagindo com o conteúdo publicado de forma quase instantânea.

A notícia não é mais simplesmente “entregue”.  Ela passou a ser “discutida” e não raramente contestada. O leitor se tornou parte da matéria, o que no final, ajuda na produção de um conteúdo cada vez mais atualizado e que acaba revelando as diversas visões sobre o assunto abordado.

O trabalho jornalístico não termina mais com a publicação da matéria. O jornalista digital precisa  acompanhar o desenrolar da repercussão da matéria, e em alguns casos complementá-la, em função de comentários e questionamentos

Adequação dos profissionais à nova mídia

Com toda essa revolução, o jornalismo na Internet vem exigindo uma adequação dos profissionais às novas técnicas e ferramentas do mundo online. A essência do jornalismo permanece a mesma no ambiente online, mas algumas técnicas e ferramentas precisam ser incorporadas.

Técnicas que anteriormente eram restritas a profissionais de marketing, passaram a fazer parte do jornalismo na Internet. Termos como Webwriting, marketing de busca, SEO, métricas e KPIs, Google Analytics e até mesmo Google AdSense, foram incorporadas ao dia a dia do jornalista online.

O mercado também mudou. É cada vez maior o número de empresas jornalísticas que incluem a capacitação nas áreas acima citadas em seus processos seletivos. Da mesma forma, para aqueles que trabalham como freelancers, estas habilidades agora são fundamentais.

O profissional de jornalismo precisa se adaptar às novas tecnologias para sobreviver em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo e exigente. Negar essa tendência do jornalismo online é seguir o caminho da obsolescência.

Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões relativas ao jornalismo na Internet, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

5.00 avg. rating (99% score) - 3 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Bela matéria sobre o jornalismo na Internet Alberto. Ainda temos muito chão pela frente em termos de jornalismo online. Em muitas áreas as peças ainda não se encaixaram.

    • Olá Pedro

      Concordo contigo. Ainda há muita água para rolar por debaixo dessa ponte, como aconteceu com outras áreas que foram diretamente impactadas pela evolução da tecnologia. No caso do jornalismo na Internet, ainda veremos muitas coisas entrando em seus lugares até que o cenário fique bem definido.

      Um grande abraço

      Alberto Valle

DEIXE UMA RESPOSTA