Veja nossas dicas para otimizar um press release para o Google
Veja nossas dicas para otimizar um press release para o Google, uma série de cuidados e rotinas que podem ajudar você a conseguir uma posição de destaque para o seu release nos principais buscadores, como o Google.

Dicas para otimizar um press release para o Google

Nosso assunto de hoje são algumas dicas para otimizar um press release para o Google, um fator fundamental para que o conteúdo consiga o melhor alcance possível.

Existe uma diferença muito grande entre você ter um release publicado em um site ou blog e tê-lo listado em uma posição de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google.

No primeiro caso, o artigo é publicado e em poucos dias, some sob a avalanche de informações e outros artigos que a Internet recebe todos os dias. É uma existência efêmera que não deixa referências.

Outra coisa, completamente diferente, é ter esse press release publicado e listado entre as primeiras posições das páginas de respostas do Google. Esse é o tipo de publicação que terá um alcance muito maior que no primeiro caso, e ficará lá por um bom tempo.

Planeje o seu release

Como tudo em marketing digital, o planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer ação, e em se tratando de press releases online, não é diferente. O planejamento dos diversos elementos de um bom press release é etapa obrigatória.

Determine qual é o objetivo do release, qual o público que você deseja alcançar e em que sites você pretende ter esse release publicado.

Crie um título instigante e chamativo

Um bom título tem impacto não só sobre os leitores, mas também sobre os jornalistas e gestores de conteúdo. Não se trata de uma das dicas para otimizar um press release para o Google, mas funciona bastante para abrir portas.

As redações recebem diariamente centenas de releases, e um bom título certamente irá ajudar a chamar atenção sobre o seu. Do ponto de vista dos leitores, um bom título chama a atenção e leva ao consumo do conteúdo, sua principal meta em um release.

Desenvolva um conteúdo interessante

Um bom release conta uma história, desenvolve um tema e agrega valor ao dia a dia das pessoas. É isso que os gestores de conteúdo procuram nos conteúdos que lhes são enviados, e que os visitantes dos sites e blogs esperam ler.

Escrever um release falando unicamente das qualidades e virtudes da empresa, recheado de clichês como “empresa líder de mercado”, “pioneira em seu segmento” ou “solução inovadora” não agrega coisa alguma ao conteúdo e reduz as chances de publicação.

A aplicação das técnicas de Webwriting ajudará você a criar uma mensagem que seja ao mesmo tempo informativa e atenda às necessidades de divulgação da marca. Busque ser menos propaganda e mais relacionamento.

Dicas para otimizar um press release para o Google
Confira nossas dicas para otimizar um press release para o Google e ganhe maior exposição

Aplique as técnicas de SEO

A principal de nossas dicas para otimizar um press release para o Google é justamente a aplicação das técnicas de SEO na elaboração do texto, passo fundamental para que você consiga destaque nas páginas de respostas do buscador.

Trabalhe com cuidado as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado, aplique as tags de ênfase, trabalhe de forma organizada os Headings e outros fatores onpage essenciais para se conseguir uma boa colocação no Google.

Faça uma boa pesquisa no Google Trends e outras ferramentas de seleção de palavras-chave, para usar os termos de maior relevância para o público que você pretende impactar. Use as técnicas de SEO que estiverem a seu alcance, já que não é função do veículo que recebe o release fazer a otimização do seu conteúdo.

Escreva com clareza

Não se esqueça de escrever para o público que você deseja atingir e não apenas para profissionais da área. Por isso uma das dicas para otimizar um press release para o Google é ser claro e usar uma linguagem o mais abrangente possível.

Alguns press releases, principalmente os de setores mais técnicos, por vezes caem na armadilha dos termos técnicos que são desconhecidos para o grande público e o resultado é uma altíssima taxa de rejeição.

Crie um Boilerplate contextualizado

Como forma de complementar seu conteúdo, e obviamente dar exposição à marca que você está divulgando, crie uma descrição da empresa, recurso conhecido como boilerplate, e coloque o link principal do site, assim como outras informações de contato.

É uma medida simples que complementa o seu conteúdo. Tente contextualizar essa informação ao final do texto, para não ficar um conteúdo muito comercial. É uma boa estratégia para deixar o texto mais atrativo e sofrer uma rejeição menor.

Filtre os sites e blogs para quem você envia o release

Outro item que não poderia faltar em nossa lista de dicas para otimizar um press release para o Google, diz respeito à distribuição do press release, um item que pode parecer um detalhes, mas faz toda a diferença no final.

Em nosso curso de SEO para jornalistas, sempre fazemos questão de chamar atenção para o fato de que casa site ou blog tem uma determinada força, e por isso, devemos filtrar e hierarquizar o envio do press release, conforme a relevância de casa um.

Em primeiro lugar, mande seu release para os sites e blogs de referência, que tenham maior Autoridade de Domínio e PageRank. São estes que possuem maior possibilidade de conseguir colocar seu artigo em posições de destaque no Google.

Os gestores de conteúdo destes sites costumam ser mais exigentes e por isso, não aceitam releases que já tenham sido publicados em outros sites anteriormente para não perderem relevância junto ao Google em função da publicação de conteúdo duplicado.

Só depois deste envio inicial é que você deverá enviar o conteúdo para sites e blogs menores ou então colocar o conteúdo disponível em sites de distribuição de press releases. Não caia na tentação de enviar para todos eles ao mesmo tempo.

Agora que você já deu uma olhada em nossas dicas para otimizar um press release para o Google, o que acha de incorporar essa rotina no seu roteiro de produção e envio de press releases? Vale a pena. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

5.00 avg. rating (99% score) - 2 votes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA